A gestão visual ajuda a melhorar o desempenho.
O objetivo de um projeto de Gestão Visual é a transmissão de informações entre pessoas de todos os níveis hierárquicos. Este método permite uma melhoria diária porque as diferentes mensagens e indicadores são partilhados e dizem respeito a todas as pessoas de uma empresa.

Gestão Visual, o dashboard para todos.
Verdadeira ferramenta LEAN, a Gestão Visual (gestão e organização pela visão) baseia-se num conjunto de técnicas de comunicação. Este método foi concebido para facilitar a transmissão de informações e de objetivos entre as pessoas a todos os níveis, para detetar os problemas o mais rapidamente possível e para tomar as decisões necessárias. Estas técnicas devem ser simples de aplicar, acessíveis no terreno e, sobretudo, em tempo real. Um quadro deve ser visualizado em poucos segundos e deve ser compreensível por todos. Para facilitar a leitura, a informação é apresentada através de sinais, símbolos, gráficos, cores ou pictogramas. Os textos, quando utilizados, são concisos e reforçam as principais informações transmitidas pela mensagem visual.
Porque é que a Gestão Visual é eficaz?
- A visualização da informação reforça a comunicação.
- A frequência das reuniões reforça a comunicação, todos têm acesso ao mesmo nível de informação e a atualização dos indicadores é rápida.
- Permite uma resolução mais rápida dos problemas, o que favorece a motivação dos colaboradores.
A gestão visual baseia-se em ferramentas simples: um quadro ou painel, indicadores claros e úteis. Para assegurar uma comunicação eficaz, é necessária uma superfície adequada, mas também é necessário fornecer informações visuais. Um quadro vazio ou mal utilizado não atrai o olhar e é rapidamente esquecido. O quadro está estruturado em 3 níveis: rubricas, resultados e ações, informações complementares (locais de trabalho, flash, ...). O suporte de comunicação está igualmente dividido em secções que representam os principais indicadores de desempenho ou as principais informações necessárias à equipa no dia a dia (organização, vida da equipa, etc.).
A Gestão Visual é um suporte do LEAN. Esta técnica de expressão visual está associada ao método 5S, bem como ao método TPM. Mas também pode incluir os métodos Kanban, Six Sigma, PDCA. O principal objetivo desta gestão é a obtenção de uma Fábrica Visual.
Quais são os benefícios da Gestão Visual?
- Proporciona um acesso fácil à informação e à compreensão das mensagens.
- Identifica imediatamente as lacunas entre a situação ideal e a situação real.
- Visualiza processos e riscos e identifica mudanças.
- Evidência oportunidades de melhoria.
- Permite um estado de espírito de partilha de informação entre equipas (transparência)
- Tranquiliza os clientes e todas as partes interessadas.
- Incentiva o envolvimento dos colaboradores.
- Estratégia de serviço.
Devemos utilizar a Gestão Visual ou a Gestão Visual Digital?
A Gestão Visual "clássica" apresenta informações importantes como os indicadores, mas a atualização das informações é mais ou menos frequente consoante a empresa, nomeadamente devido à introdução manual em folhas de papel que se perdem facilmente... A Gestão Visual Digital permite atualizar as informações instantaneamente, nomeadamente graças a ecrãs ligados e a um software que permite a transmissão de informações e a atualização de indicadores em tempo real.
Porquê utilizar a Gestão Visual Digital em vez da Gestão Visual?
Com o desenvolvimento das tecnologias, a digitalização está cada vez mais presente nas empresas. Uma vez que cada vez mais dinheiro é gasto na digitalização, podem ser colocadas várias questões sobre a Gestão Visual Digital:
- Como estruturar a Gestão Visual com indicadores digitais?
- Quais são os benefícios da Gestão Visual digital?
- Como monitorar indicadores digitais?
- Como atualizar os indicadores digitais na indústria?
- Como passar da Gestão Visual para a gestão digital?
A SESA SYSTEMS oferece uma gama de produtos dedicados à Gestão Visual com quadros magnéticos que permitem a visualização magnética com produtos como o PRODOC ou o VISIOFLASH que permitem a visualização dos indicadores-chave da empresa. Se também estiver presente uma gama "Indústria 4.0", trata-se da Gestão Visual Digital. Estão presentes vários tipos de produtos, ecrãs ligados como o E-LEANBOARD que permite a visualização de diferentes indicadores em toda a empresa, o E-MEETING que permite a análise regular dos diferentes indicadores visualizados na empresa ou o E-ACTIVBOARD que permite a realização de reuniões com uma análise mais aprofundada dos diferentes indicadores digitais. Para garantir que a informação está sempre atualizada, o nosso software SESAHUB permite o feedback e a atualização da informação em tempo real.