Visualize e mapeie todos os fluxos e cadeias de valor dos seus processos com o VSM

O VSM é uma ferramenta que permite mapear todos os fluxos e cadeias de valor dos seus processos

BAIXE O GUIA VSM

Catálogo francês

O que é o VSM?

O VSM (Value Stream Mapping) também é chamado de Mapeamento da Cadeia de Valor (CCV) em francês ou Materials and Information Flow Mapping (Toyota). É uma ferramenta do LEAN utilizada para analisar todas as etapas da realização de um produto ou serviço até sua disponibilidade para o cliente final. O VSM é uma representação visual em forma de fluxograma de um processo de produção que destaca o tempo de fluxo do produto escolhido. Um mapa de cadeia de valor utiliza um conjunto de símbolos ou pictogramas padronizados para representar: abastecimento, processo, fluxos de informações e muito mais. O objetivo final do sistema é criar um fluxo único, sem interrupções e no ritmo da demanda do cliente.

VSM na produção

Por que o VSM é uma ferramenta fundamental em uma abordagem LEAN?

Um fluxo percorre tarefas sucessivas desde o ponto de partida até o ponto de chegada (fluxos de informações e fluxo físico de materiais). O VSM permite identificar todas as etapas do processo, destacando as tarefas de valor agregado e identificando os diferentes tipos de desperdícios, como estoques e work in progress.

Decomposição do fluxo VSM

O método VSM é implementado e baseado em 3 fases distintas:

  • MAPEAR O ESTADO ATUAL: criar um VSM do estado atual do processo. Para isso, é necessário identificar e coletar informações confiáveis sobre as várias etapas no local.
  • DEFINIR UM ESTADO FUTURO: projetar-se em um processo otimizado após identificar as oportunidades de melhoria e construir o fluxo-alvo através da elaboração de um VSD (Value Stream Design). O objetivo é eliminar as tarefas e fluxos de informações que não têm valor agregado (atividades que consomem tempo, recursos, espaço e não trazem nenhum benefício ao produto/serviço, sendo fontes de desperdícios).
  • CRIAR UM PLANO DE AÇÃO: a diferença entre o VSM atual e o VSD permitirá definir um roteiro listando todas as ações necessárias para passar do estado atual ao estado futuro.

Como implementar um VSM?

O processo geral:

Processo geral do VSM

Escolher uma família de produtos

Para evitar sobrecarregar o seu VSM, tornando-o ilegível, é recomendável escolher uma família de produtos a ser analisada e melhorada, priorizando fluxos importantes antes de iniciar o mapeamento do processo. O ideal é mapear uma única família de produtos, com o objetivo de realizar uma análise de otimização da cadeia de valor mais abrangente possível.

Realizar o mapa dos fluxos atuais

Primeiramente, para realizar o mapeamento dos fluxos atuais, é necessário, com um cronômetro em mãos, coletar todas as informações necessárias para criar a ferramenta diretamente no local: medir estoques, cronometrar as etapas de fabricação, identificar desperdícios e mapear os fluxos de informações e fluxos físicos. Comece observando o processo pela entrega ao cliente e avance no sentido contrário, mantendo sempre o foco na "satisfação do cliente".
Posteriormente, esboce um primeiro VSM manualmente, com um lápis e em uma única folha, formalizando de maneira precisa os fluxos físicos E os fluxos de informações e suas interações usando os símbolos específicos.
O objetivo desse trabalho é analisar as diversas disfunções: gargalos, processos mais caros, mais complexos (em termos de múltiplos intervenientes) ou mais elaborados, evitando, assim, a dispersão de esforços. O VSM também permite medir o Lead Time (tempo de execução), que representa o tempo mínimo necessário para atender seus clientes. A escala de tempo evidencia os tempos de valor agregado e os de não-valor agregado, permitindo calcular uma relação de tensão dos fluxos. Na indústria, a relação entre o tempo total de valor agregado e o tempo total de execução frequentemente é inferior a 1%.

Mapeamento de fluxos VSM

Realizar o mapa dos fluxos futuros (visão)

Para projetar o mapa dos fluxos futuros (visão), recomenda-se basear-se em uma lista de perguntas considerando 4 eixos principais:

  • Definir o ritmo de produção conforme a demanda do cliente (Takt Time);
  • Organizar um fluxo de produção contínuo (peça por peça);
  • Se não for possível, implementar um fluxo puxado;
  • Equalizar a produção para otimizar os estoques em processo.

As respostas a essas 4 grandes questões, combinadas com as melhorias possíveis, permitirão modelar o mapa do estado futuro e/ou do estado ideal, indicando objetivos para os elementos que conduzam a um processo mais eficiente.

Implementar as ações de melhoria para alcançar a visão

A diferença entre o VSM atual e o futuro será traduzida em um plano de ação, que servirá como base para ajustes de acordo com as necessidades identificadas.

VSM ações de melhoria

Qual é o objetivo final do VSM?

O VSM é uma poderosa metodologia que revela disfunções e identifica desperdícios em qualquer processo, não apenas na fabricação. É usado para listar todas as possíveis melhorias em um processo, concentrando esforços no valor agregado do ponto de vista do cliente.
Como parte do conjunto de ferramentas do Lean Management, o mapeamento da cadeia de valor contribui para melhorar a excelência operacional da organização, tornando-a mais competitiva em uma sociedade cada vez mais complexa, com o objetivo de produção em massa. Identificando as áreas prioritárias de melhoria por meio da visão geral dos processos, é possível localizar mais facilmente as fontes de valor agregado a serem otimizadas.
Embora o objetivo do VSM seja eliminar desperdícios, ele também é uma excelente ferramenta de comunicação, colaboração e até mesmo de mudança cultural. Os tomadores de decisão podem visualizar claramente o estado atual de um processo e as fontes de desperdício, como problemas: atrasos no processo, tempos excessivos de inatividade, gargalos e problemas de estoque.
O VSM ajuda a definir o "seu Norte!", sua estratégia. A partir de uma visão ou mapeamento "alvo", a ferramenta permite implementar uma estratégia de melhoria contínua.
No entanto, essa metodologia Lean exige um investimento substancial em termos de pessoal e tempo. É aconselhável começar pequeno, pois o VSM requer colaboradores treinados e pode ser realizado em dias, semanas ou até mesmo meses.

Kit de iniciação VSM

Utilize o kit VSM para facilitar a construção do seu mapeamento de fluxos

Este kit permite a implementação rápida e estruturada dos diferentes fluxos dentro de uma produção (matéria e informação). Os elementos magnéticos possibilitam a identificação dos diferentes tipos de desperdício, como estoques e en-cours.
A maleta VSM contém:

  • 1 INSTRUÇÕES DE USO para implementação de um projeto PILOTO
  • 1 Kit com 10 CARTÕES UNIVERSAIS transparentes com fixação magnética (ref. 130243)
  • 1 Kit com 5 setas verdes magnéticas (ref. 145025)
  • 1 rolo de fita magnética preta (ref. 140704)
  • 1 rolo de fita magnética amarela (ref. 140702)
  • 1 rolo de etiqueta magnética L 5 m x A 15 mm (ref. 140715)
  • 1 Kit com 30 pinos magnéticos multicoloridos (ref. 145010)
  • 1 PRODOC A4 preto magnético (ref. 124310)
  • 1 PRODOC WRITER A4 preto magnético (ref. 124340)
  • 1 Escova magnética (ref. 143220)
  • 1 software SESA'PRINT (ref. 130815)
  • 1 pacote com 4 marcadores (ref. 143211)

O objetivo deste kit VSM é obter uma visão simples e clara de um processo, com a representação do tempo de ciclo (Lead Time) do produto escolhido. A análise levará a melhorias que abordarão o processo como um todo.
Todos esses dados são reunidos em uma representação visual (estado atual ou CURRENT STATE MAP) utilizando símbolos. Esses símbolos são dimensionados (64 x 94 mm) para serem recortados e inseridos diretamente nos cartões KANBAN magnéticos.

Símbolos para cartões Kanban

Os fluxos de informações físicas serão representados por fitas magnéticas amarelas, os fluxos de informações eletrônicas por fitas magnéticas pretas, os fluxos empurrados ou de produtos por setas magnéticas.

Os tempos de parada e de ação, Lead Time, serão registrados em fitas de etiquetas com altura de 15 mm.
Pinos magnéticos coloridos completam este material, permitindo, por exemplo, marcar os operadores, operações sem valor agregado, transferências, defeitos, etc.
Você pode complementar a representação gráfica com informações escritas utilizando o kit de 4 marcadores para quadro branco, desde que seu suporte seja adequado para isso (superfície esmaltada).



catálogo francês

BAIXE O GUIA VSM

Otimize seus processos e melhore seu desempenho!

Encontre todas as nossas ferramentas, métodos técnicos e produtos dedicados aos métodos LEAN, que ajudam a melhorar a gestão de fluxos, ergonomia, Qualidade de Vida no Trabalho, produtividade e qualidade. Descubra todas as aplicações práticas, ferramentas a serem implementadas, além de todos os nossos conselhos em nossas áreas de especialização.

Precisa de mais informações?

Não hesite em nos contactar caso deseje mais informações ou suporte personalizado.
Nossos especialistas estão à sua disposição.